Brinco, experimento, logo aprendo

0 416

Brinco, experimento, logo aprendo. Assim deveria ser o trabalho das crianças. É através do brincar que a criança explora o entorno e, assim, aprende. As crianças que estão diariamente brincando e jogando apenas somam vantagens em relação a outros que passam a maior parte de seu tempo em atividades passivas, tais como videogame ou assistindo à televisão. Deveríamos lutar por uma infância com menos televisão, ipads e celulares, e mais jogos livres.

O maior trabalho da criança é brincar.  Esse é o momento mais importante para ela. Através dos jogos e brincadeiras desenvolvem a linguagem, o raciocínio lógico-matemática, aprende valores e como lidar com suas emoções… enfim, uma infinidade de coisas. Nesse contexto, nosso papel é acompanhar o brincar, como observadores conscientes. É muito importante não interromper o jogo da criança.

O mais importante é que desaprendamos o que nos inculcaram de que brincar é perder tempo. Frases do tipo: “Não faz nada. Só quer saber de brincar.” deveriam ser evitadas. Ao brincar ele está fazendo sempre algo. Está aprendendo. Deveríamos sempre usar a frase “Brinco, experimento, logo aprendo” para nos referirmos ao trabalho da criança.

Recomendamos que leia as publicações abaixo:

Vantagens do brincar para a criança

O fato é que as vantagens de que uma criança passe algumas horas do dia brincando são muitas. Aqui elencamos oito delas:

  1. Motiva a criança a viver novas experiências.
  2. Ajuda a raciocinar e a ser autônomo.
  3. Permite a aprendizagem ativa.
  4. Desenvolve a capacidade de controle sobre seu próprio aprendizado.
  5. Proporciona informação útil aos pais, sobre o comportamento de seus filhos.
  6. Potencia a criatividade e a imaginação.
  7. Fomenta as habilidades sociais, pois pode realizar atividades em grupos.
  8. Contribui para o desenvolvimento da linguagem.

Logo, achar que porque a criança está na escola, seu tempo em casa deve ser dedicado apenas ao estudo é balela. Certamente, se você se interessar pelo conteúdo aprendido na escola por seu filho, com um pouco de criatividade você pode reforça-lo através de jogos e brincadeiras.

Na seção ‘Atividades para crianças’ você encontra várias dicas e tutoriais de como ensinar muitas coisas a seu filho brincando.

* Foto: SecureKids

você pode gostar também

Comentários

Loading...