Há algum tempo escrevi uma publicação sobre o encaixes sólidos, um material Montessori da área sensorial que chegou à casa das mãos da Smirna Montessori. Também mostrei, em outro post, uma série de atividades que a criança pode realizar explorando o material. Nele falei sobre o uso do encaixes sólidos com os olhos fechados. Essa é uma possibilidade que, apenas agora, Laura topou fazer.

Basicamente, com os olhos cobertos por um tapa-olho ou um pano, a criança deve encaixar os cilindros no suporte de madeira. Essa é uma experiência sensorial levada ao extremo, já que a criança deve tocar mais o material, observar o diâmetro dos cilindros para encaixa-los corretamente. Além disso, no controle de erro, deve ter a percepção sensorial aflorada para dar-se conta, sem tirar a veda dos olhos, qual cilindro não está bem colocado.

encaixes solidos com olhos fechados 01

Por agora, Laura realizou a atividade com apenas um dos blocos de cilindros. Resultou-lhe uma tarefa mais ou menos fácil. Quando se deu conta de não haver colocado o cilindro no lugar correto, ficou inquieta e quis tirar o tapa-olho.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Por que deixar a criança cozinhar junto com você?

Atividade de pareamento com silhuetas de animais marinhos

Torre de aprendizagem não é montessoriana

Transferência de animais marinhos com pinça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *