atividades para quarentena 20

Oitavo dia de confinamento cumprido. E aqui seguimos firmes e fortes, contentes e unidos, conectando-nos ainda mais, estreitando os vínculos. Desta vez, no lugar de contar para vocês nossa rotina por turnos (manhã, tarde e noite), tal como nas publicações anteriores sobre o confinamento da Laura, vamos mostrar tipos de atividades para a quarentena em casa. Essa foi uma jornada bem rica e esperamos que possa servir de inspiração para vocês.

Ainda assim, essa foi a sequência de coisas que Laura fez desde que o dia começou. De todas formas, aqui estão inspirações. Recomendamos que visite nosso Diário de uma família em confinamento para ver todas as atividades que Laura faz em casa para que encontre mais ideias.

1. Criar um brinquedo com material reciclado

Primeiro, realizamos uma manualidade. Trata-se de um brinquedo reciclado fácil de fazer. Laura participou de todo o processo de criação. Simplesmente adorou!

atividades para quarentena 01

Deixo o link abaixo para que vocês possam ver como fazer também essa maravilha que entretem crianças e adultos:

Andar de bicicleta

Outra atividade que já requer movimento é andar de bicicleta. Mesmo dentro de um apartamento, libere a bicicleta, o patinete ou o skate, nem que seja para andar no corredor. Sempre vem bem! Na realidade, optamos por deixa-la livre para dar voltas pelo apartamento. Sei que, nesse período de confinamento, estamos sendo bombardeados com inúmeras sugestões de classes de zumba, de Yoga, de bailes para as crianças. No entanto, como pais decidimos não baixar a guarda. É certo que a situação é excepcional, mas, no lugar de viciar a pequena na televisão, buscamos recursos outros para que possa gastar sua energia acumulada.

atividades para quarentena 02

3. Desenvolver alguma atividade de linguagem

Essa é uma parte de nosso homeschooling, ou seja, da nossa escolinha em casa. Não é nada diferente do que já não fazíamos antes, mas agora mais do que nunca se pode dar o nome adequado. Para trabalhar o vocabulário, Laura quis, uma vez mais, fazer a atividade de linguagem com os cartões de três partes sobre os animais selvagens.

atividades para quarentena 03

Abaixo está o link para que você possa imprimir os cartões e ver como desenvolver essa maravilha de atividade montessoriana em casa.

Por aqui, em nossa categoria de Atividades para Educação Infantil, você tem muitas propostas para trabalhar com as crianças nas distintas áreas do conhecimento.

4. Brincar com jogo não estruturado

Usar a criatividade é a palavra de ordem. Com material adequado a criança encontra formas de criar seus próprios minimundos. Dessa vez, ela fez um zoológico. Foi, sem dúvidas, um dos minimundos mais bonitos que já fez com sua tão pouca idade. E, não tenho dúvidas de que o material que utilizou contribuiu muito para isso. Aqui estão os blocos construtores da Smirna, as mandalas da GRAPAT e suas várias figuras em miniatura de animais.

atividades para quarentena 04

atividades para quarentena 05

Abaixo deixo para vocês, primeiro, a nossa resenha sobre os blocos construtores!

5. Desenho livre

Deixar que as crianças realizem desenhos livres é bem legal. Essa é uma forma que encontram de expressar o que estão sentindo. Ter material sempre disponível (papel, gizes, canetinhas…) é dar-lhe a oportunidade de se conectar com o que sente a qualquer momento do dia. Aqui em casa é um vai-e-vem sem fim na mesa de trabalho. Laura brinca, desenha, brinca um pouco mais, volta a desenhar…

atividades para quarentena 10

5. Atividade grafomotora

Para as crianças de 3 a 6 anos, podemos propor atividades grafomotoras de distintas maneiras. Depois de desenhar, Laura encontrou no chão da casa uma folha com alguns traços e três aviões de brinquedo. Adorou traçar.

atividades para quarentena 11

Deixo o link para que você possa ver a atividade:

6. Brincadeira recreativa

Uma vez terminado o exercício de grafomotricidade, Laura passou bastante tempo brincando com os aviões livremente.

exercicio grafomotor com brinquedos de roda 06

Motivo vocês a lerem um artigo que publicamos, há algum tempo, sobre a importância de meninos e meninas brincarem com brinquedos de roda.

7. Baile

Qualquer atividade de movimento é bem vinda. Laura gosta muito de dançar. É uma criança bastante tranquila, logo correr e exercícios que exigem força e agilidade não estão entre os seus preferidos. Prefere dançar música. Então, sempre que possível, uma boa dose de música. Sem telas, claro. A música se escuta, não precisa ter imagens para ser sentida.

atividades para quarentena 14

8. Circuitos

A nossa casa, por menor ou maior que seja, pode se transformar em um circuito divertido para que a criança gaste energia. Na internet mesmo há um monte de inspirações para montar um circuito em espaços fechados. Como moramos em um apartamento, optamos por montar um circuito na sala.

atividades para quarentena 15

atividades para quarentena 16

Ao lado fiz um circuito em linha reta para a bicicleta. Um sucesso!

atividades para quarentena 20

9. Fazer manualidades

As atividades artísticas são sempre positivas para ajudar no controle das emoções das crianças. São realizadas em calma, exigem concentração e atenção. Trabalha as mãozinhas, desenvolve a criatividade. Não há dúvidas de que os benefícios são múltiplos.

Por aqui, nesse dia, fizemos um avião com rolo de papel higiênico. Usamos, dois rolos, tesoura, cola quente e pintura.

atividades para quarentena 17

De um ponto ao outro da sala, estiquei uma linha de crochê em diagonal. Laura se divertiu fazendo o avião decolar e aterrissar.

atividades para quarentena 18

Em nosso blog há uma multiplicidade de brincadeiras artísticas que você pode fazer com as crianças em casa. Clique abaixo e veja!

10. Trabalhar números

A última proposta do dia foi traçar os números. Basicamente, imprimi uma página com os números pontilhados. Essa não é uma proposta que eu ofereço. Apenas deixo em algum ponto visível. Nesse caso, na minha mesa de trabalho. Há vezes em que se aproxima. Simplesmente quer estar a meu lado. Então, para que possa terminar o que estou fazendo, deixo sempre alguma coisinha que ela possa fazer. Ela adorou traçar os números. Para cada um deles escolheu uma cor.

atividades para quarentena 19

Para quem está acompanhando nosso Diário de uma família em confinamento, já terá notado que sempre buscamos propor à Laura uma atividade de artes, de matemática, de linguagem e de conhecimento de mundo cada dia. Fazemos propostas simples. A pequena tem demonstrado muito interesse pelas letras e pelos números. Ama artes e é muito curiosa. Essa é uma forma de oferecer-lhe possibilidades de conhecer o mundo através de atividades interessantes.

Veja nosso Diário de confinamento. Clique na imagem abaixo!

diario de uma familia em confinamento pelo coronavirus

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Brincadeira com luz e sombra

Contar os números com peças soltas

Blocos magnéticos de montar

Atividade de percepção visual com números

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *