Brincar é nossa forma de criar com apego. E é brincando que estamos passando o tempo de confinamento imposto pelo governo para combater a propagação do Coronavírus. Estamos na Espanha, onde o nível de alerta já é 5, o mais extremo. Estamos totalmente isolados em casa com nossa filha de 3 anos e meio. Desde o pedido de isolamento, ainda com alerta de nível 4, em que a cidadania era chamada à responsabilidade, optamos pelo confinamento voluntário e decidimos: EU FICO EM CASA. E, seja bem vindo, esse é o nosso Big Brother do Brincar, o diário de uma família em confinamento pelo Coronavírus.

Como você sabe, nosso blog prima por buscar meios de criar as crianças com respeito, amor e apego. Somos contra qualquer tipo de violência física ou psicológica. Pois bem, sabemos que uma situação de confinamento pode colocar tudo a perder. Não é tarefa nada fácil estar com uma criança de 3 anos e meio em confinamento por ao menos 15 dias, sabendo que esse tempo pode se alargar para mais de um mês. 

Antes nossa rotina era bem tranquila. Basicamente, Laura se levantava, ia à escola, voltava, ia ao parque, jantava e dormia. Nos fins de semana, tudo era mais tranquilo, permitindo-nos passeios dos mais variados. Agora nos vemos em uma situação em que a única opção é estar em casa. 

Então, não podemos correr pra nenhum outro lado que não seja pra dentro do quarto. E, ainda assim, se nosso desejo é descansar, isso fica só no plano do mais puro desejo. Em dois minutos a boafilha abre a porta e diz: “Vamos brincar?”. Então, decidimos compartilhar nossa jornada com a Laura, relatando atividades que podemos fazer com as crianças em casa

Podemos, nesse tempo difícil, aproveitar para estreitar o vínculo com nossos filhos através do brincar. Podemos aproveitar para conversar mais, olhar mais nos olhos, abraçar-nos mais… Pode ser que para nós tudo se faça mais cansativo, mas para nossas crianças, esse tempo juntos, é o que mais estão valorizando de estar todo o dia em casa. 

No nosso Diário de uma família em confinamento pelo Coronavírus, mostraremos a vocês as atividades que fazemos com nossas filhas. Narraremos situações que surjam. Daremos dicas de como trabalhar com a criança. Mostraremos como é importante seguir uma rotina adequada que tanto a criança possa manter seus hábitos anteriores, como nós pais possamos trabalhar com tranquilidade. Clique na foto abaixo e acesse as páginas do nosso diário!

diario de uma familia em confinamento pelo coronavirus 1
Dia 1: Começando a quarentena
diario de uma familia em confinamento pelo coronavirus 2
Dia 2: Um pouquinho doente, mas não tanto
diario de uma familia em confinamento pelo coronavirus 3
Dia 3: Energia contida, energia que tem que sair…
diario de uma familia em confinamento pelo coronavirus 4
Dia 4: Brinquedos educativos
acampamento de ferias em casa 00
Dia 5: Acampamento de férias
brincadeiras legais para fazer em casa 00
Dia 6: Brincadeiras legais para fazer em casa
brincadeiras lúdicas
Dia 7: Brincadeiras lúdicas em casa
atividades para quarentena 20
Dia 8: 10 atividades para a quarentena em casa
brincadeiras em casa 10
Dia 9: Ideias para brincadeiras em casa
brincadeiras em familia jogar um jogo
Dia 10: Brincadeiras em família
atividades legais para fazer em casa com as criancas
Dia 11: Atividades legais para casa
atividades para entreter 02
Dia 12: Atividades para entreter

Como a poesia de Cecília Meireles mudou a quarentena de Laura

Convido vocês a lerem o link abaixo. Nesse caos que vivemos, tento imaginar como Laura contará a seus filhos, dentro de 30 anos, como viveu o confinamento. Certamente, diria que a poesia de Cecília Meireles mudou a sua quarentena. Como? Leia o texto!

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite: