Na área de geografia Montessori, as crianças trabalham de forma sensorial. Através do quebra-cabeça, por exemplo, tocam a forma de cada continente e oceano, podendo interiorizar melhor seu conteúdo. No mapa do mundo, cada continente em seu próprio código de cor, a fim de facilitar o aprendizado. Nesta publicação, vamos desenvolver uma atividade com mapa planisfério para crianças da Educação Infantil.

O que pretendemos é conhecer as formas dos continentes e o espaço que ocupa cada um deles no globo terrestre. O ideal é ter uma esfera do Planeta Terra com os continentes e oceanos para acompanhar o trabalho. A partir daí, vamos elaborar o material e apresentar à criança. Vamos lá!?

Material necessário

Para esta atividade, vamos elaborar dois materiais distintos: um quebra-cabeça do mapa planisfério e os cartões de três partes dos continentes. Então, tenha atenção ao que vai precisar para preparar cada um deles.

Mapa planisfério
  • Folhas em eva nas cores atribuídas a cada continente e aos oceanos: azul, branco, marrom, vermelho, amarelo, laranja, rosa e verde.
  • Tesoura
  • Molde para imprimir do mapa planisfério
Cartões de três partes dos continentes

Como fazer o mapa planisfério em eva

Não há muito mistério na hora de fazer o mapa planisfério em eva. Eu imprimi um molde do mapa. Escolhi aquele que me pareceu mais simples. Infelizmente, não salvei a fonte. Então, se você souber o autor, aponte-o nos comentários que será um prazer indica-lo.

Dando sequência, comecei recortando o círculo na folha de eva azul para representar os oceanos. A partir daí, fui fazendo os recortes dos continentes. Tenha em conta as cores a serem utilizadas:

  • América do Norte: laranja
  • América do Sul: rosa
  • Europa: vermelho
  • Ásia: amarelo
  • África: verde
  • Oceania: marrom
  • Antártica: branco.

Assim que tiver tudo recortado, já terá preparada as peças do puzzle. Caso você tenha boa mão, com ajuda de um estilete pode fazer o recorte no círculo azul para que encaixe as peças do continente a perfeição. Nós preferimos manter os continentes sobre o oceano, mantendo a elevação, a fim de reforçar a forma de cada um dos continentes.

Imprimir os cartões de três partes

Nós temos os cartões de três partes dos continentes. Um material montessoriano super bonito. No entanto, também fizemos o recurso para que você possa imprimir em casa e oferecer a atividade à criança, caso não deseje compra-lo.

Na web, há um post que explica bem o que são os cartões de três partes e como apresenta-los. Então, acesse-o antes mesmo de continuar preparando o material.

Como usar os cartões de três partes Montessori para ampliar vocabulário

Imprima os cartões dos continentes duas vezes, a fim de obter os três grupos de cartões. A partir daí, temos tudo pronto para apresentar a atividade.

Atividade continentes alfabetização

Atividade com mapa planisfério

Essa atividade é uma boa oportunidade para trabalhar com as crianças o mapa plano. Para explicar-lhe melhor, você pode fazer uma bola de massinha com a forma da terra e os continentes. Com uma faca, divida-o ao meio. Dessa forma, ao colocar as duas metades, uma ao lado da outra, a criança se dará conta de sua representação na superfície plana.

Atividade globo terrestre com massinha

Feito isso, trabalhe com a criança com o mapa planisfério. Observando a esfera do globo terrestre, a criança deve organizar os continentes nos dois círculos que representam os oceanos.

Ao terminar, podemos utilizar os cartões de três partes para nomear cada um dos continentes.

E, ainda, podemos propor o pareamento das formas dos continentes e os cartões dos continentes.

Enfim, com esses materiais, podemos oferecer à criança uma melhor compreensão da forma da Terra, de seus continentes e oceanos.

Author

2 Comments

  1. Oi Karina, descobri o site agora e estou adorando, mas senti falta de saber para qual idade são as atividades que você propõe, como essa aqui do Mapa Mundi plano. Seria legal se você incluir essa informação nas postagens pra sabermos se a atividade é indicada ou não pra idade dos nossos filhos.

    Obrigada e parabéns pelo conteúdo.

    Abs,
    Isabel

    • Karina Reply

      Oi Isabel! Obrigada pela visita. Eu já refleti sobre colocar ou não a idade. Tenha em conta que as atividades são para crianças entre três e seis anos, sobretudo. Não indico a idade porque depende mais do ritmo e das habilidades de cada criança. A mesma atividade pode servir para uma criança de três como para uma de seis. E sempre podemos adapta-las. Tenha em conta observar os interesses de seu filho e suas capacidades.

Deixe Uma Resposta