caca borboleta 01

Compartilho com vocês uma variedade de atividades sobre borboletas para Educação Infantil. Mais uma vez, por aqui você encontra dicas de como trabalhar uma temática específica com as crianças de forma lúdica e criativa. Muitas delas vem com explicações para que você possa entender seus objetivos, as habilidades que desenvolvem na criança, como preparar, material necessário e indicações de produtos.

As borboletas despertam verdadeiro fascínio entre as crianças. Esses insetos voadores podem ser vistos no período da primavera em plena natureza. Daí que nossa recomendação seja sempre trabalhar a temática durante essa estação do ano. Por que? A resposta é simples. A criança é um sujeito observador. Gosta de explorar. Aprende muito mais quando tem oportunidade de ver a borboleta de perto, perceber suas cores, sua anatomia… Enfim, poder estar em um jardim, observar como voam, como são quando estão paradas sobre uma flor, caçar uma delas… E se tiver sorte de poder observar a metamorfose da borboleta, ainda melhor.

A partir daí, todas as atividades sobre borboletas que possamos preparar agregam e reforçam o que a criança já aprendeu através da observação. Então, fica esta dica importante: trabalhar o tema borboletas na primavera e início do verão!

Atividades sobre borboletas para Educação Infantil

Vamos às nossas dicas de atividades sobre borboletas para crianças da Educação Infantil (3 a 6 anos), mas que também podem ser adaptadas às crianças menores.

Caçar borboleta

Esta é das nossas atividades preferidas na primavera. Amamos sair em família para caçar borboletas e outros insetos. Já temos todo o material necessário, que é bem pouco, e muita disposição para observar e encontrar esses bichinhos curiosos.

Veja algumas imagens de uma de nossas caças! Pegamos esta borboleta maravilhosa, com um número oito na asa.

caca borboleta 01

Acomodamo-as na casa de observação de insetos e a levamos à casa para observar. Estivemos um bom tempo contando o número de patas, antenas, asas. Detivemo-nos, atentamente, aos detalhes de sua cara. Demo-nos conta da simetria de suas asas.

caca borboleta 02

É muito enriquecedor poder vivenciar algo assim. Ah! Fique claro que, uma vez feitas todas as observações, soltamos a borboleta. E, assim, o fazemos com qualquer outro inseto.

Deixo o link para sobre como caçar mariposas, bem como o material necessário para viver essa fantástica aventura.

  • Em breve

E, também, um post sobre os materiais necessários para caçar insetos. Super necessário para que a criança se transforme em um grande explorador da natureza na primavera.

  • Em breve

Metamorfose da borboleta

Através desta atividade a criança aprende sobre a metamorfose da borboleta. Infelizmente, ainda não tivemos a oportunidade de acompanhar a transformação da lagarta em borboleta. Isso não nos impede trabalhar. Uma das formas que encontramos de recriar esse processo, escolhemos trabalhar com o cartão de três partes montessoriano e as fases da metamorfose através de um material único feito de crochê (o ciclo de vida da borboleta amigurumi).

metamorfose da borboleta

Abaixo, você encontra todos os detalhes dessa atividade maravilhosa!

Ciclo de vida da borboleta

Também recriamos o ciclo de vida da borboleta com feltro, massinha e diferentes tipos de pasta. Isso mesmo. Super simples e bem criativo. Foi uma atividade construída desde o ponto zero. Isso permite à criança compreender todas as etapas do ciclo de vida da borboleta.

ciclo de vida borboleta

Veja, abaixo, todo o processo para fazer esta atividade:

Transformação da borboleta

E outra das atividades que fizemos para trabalhar a transformação da borboleta, utilizamos o ciclo de vida da borboleta amigurumi. O material versátil, permite à criança aprender sobre as etapas. Podemos nomear cada uma das fases do ciclo de vida e recria-las através do amigurumi. Simplesmente, fantástico!

metamorfose da borboleta

Acompanhe como fazer esta atividade, bem como onde conseguir uma borboleta tão fofa assim:

  • Em breve

Borboleta com peças soltas

Uma proposta maravilhosa é criar uma borboleta com peças soltas. Aqui sugerimos para crianças de 2 a 4 anos, quando ainda não tem bem trabalhada a ideia de simetria e silhueta. A partir de um molde e peças soltas, podem fazer uma bonita borboleta.

criar borboleta com pecas soltas 08

Acesse o post:

As cores da borboleta

Se vamos brincar com borboletas, trabalhar suas cores é fundamental. Aqui a criança desenvolve a percepção visual, a discriminação das cores e seus tons. Para isso, usamos miniaturas de borboletinhas e tabletes da caixa de cores Montessori.

Eis o link com a atividade!

Fantasia de borboleta

Brincar com fantasias, também permite à criança se transportar ao universo natural. Laura ama borboletas e esta é uma das fantasias que já teve. Linda nossa borboletinha passeando pelo bosque.

fantasia de borboelta

Leia mais sobre a importância da fantasia para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Confira também, dicas de fantasias de borboleta caseiras ou não!

Borboleta translúcida

Eis uma atividade simples e fácil de fazer. Um trabalho de criatividade e de coordenação motora fina. Além disso, uma possibilidade de trabalhar com luz e sombras, já que o material é translúcido e transparente. Coloque uma borboleta na janela e alegre o dia da família em cada dia de sol!

atividade borboleta translucida 01

Veja como fazer a borboleta translúcida!

Atividade de artes sobre borboleta

Essa atividade de artes surgiu quase que no acaso por aqui, mas que pode ser feita de maneira guiada. Em dia de pintura, Laura pintou um lado do papel. Ocorreu-lhe dobra-lo ao meio e pressionar a folha com as mãos. Quando abriu o papel, encontrou uma linda borboleta. Bastante interessante como ideia para mostrar a simetria entre as asas das borboletas.

Atividade de artes sobre borboleta

Criar com cinco objetos

Outra possibilidade é incluir a borboleta em brincadeiras criativas como esta: criar com cinco objetos. A partir de cinco objetos que você tiver em casa, a criança pode criar algo segundo sua imaginação e criatividade. Seria interessante

criar com cinco objetos 04

Veja as regras desta brincadeira super divertida!

Uma lagarta muito comilona

A partir do livro Uma lagarta muito comilona, de Eric Carle, podemos propor uma série de atividades para trabalhar várias habilidades em distintos campos do conhecimento.

Borboleta Romero Britto

E se é para colorir, uma boa atividade de discriminação visual é recriar a obra Borboleta, de Romero Britto, a partir da observação de suas cores e tons.

Alfabeto para imprimir colorido

E também deixo uma possibilidade de quebra-cabeça de duas peças para trabalhar letras maiúsculas e minúsculas do nosso alfabeto.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *