Educação InfantilMétodo MontessoriOrdem em casaSER CRIANÇASER PAIS

Berço montessoriano para o quarto de bebê

berco montessoriano casa laura 01

O berço montessoriano pode ser um móvel imprescindível para o quarto do bebê. Nós montamos o quarto montessoriano de Laura com um berço e contamos, nesta publicação, como está sendo nossa experiência.

Nós compramos um berço do Ikea, muito barato. Como todo móvel desse tipo, vem a quatro barras laterais. Mas, é possível tirar uma delas, deixando apenas três (barra cabeceira, barra lateral e barra de pé).

No início, o acoplamos à cama, usando umas cordas simples. Serviu-nos durante 18 meses para a cama compartilhada. Sabemos que o bebê recém-nascido já pode dormir em um quarto montessoriano, mas decidimos seguir o ritmo de nossa filha. Acreditamos que um bebê, quando vem ao mundo, do que mais precisa é dos braços de sua mãe. Sentir-se amado e protegido. Não tivemos em nenhum momento intenção de deixá-la dormir sozinha, longe de nós.

Ao passar para seu quarto, o berço nos é útil como cama. Poderíamos ter tirado a grade, mas fica bastante feio o estrado. Em primeiro lugar, o colchão não ocupa todo o estrado. E também, há umas pontas externas nas laterais que ficaram de fora, podem causar algum acidente. Não nos convinha cortá-las porque queremos usar o mesmo berço para um segundo filho, caso o tenhamos.

Além disso, devo confessar que tive em conta o Feng-Shui na hora de decorar a casa. E, segundo essa filosofia de vida, é muito importante que circule o chi e prejudica o descanso. Portanto, não é o mais apropriado.

Em uma publicação mostrei como é nossa casa Montessori. Se você teve a oportunidade de vê-la, terá dado conta de que seguimos o método, mas também tomamos decisões segundo vejamos mais ou menos adequadas ao desenvolvimento de nossa filha. Tendo em conta nossas crenças, optamos pelo berço, mas adaptado a Montessori.

Características de um berço montessoriano

Um berço montessoriano é um berço comum mas que tem apenas 3 barras laterais. O colchão deve estar posicionado no nível mais baixo próximo ao chão, facilitando que o bebê entre e saia do berço quando desejar.

Está apto para bebês a partir dos 12 meses até os 3 anos. Depois é preciso passar a uma cama montessoriana que pode ser um colchão no chão, uma cama casinha, uma cama cabana ou uma caminha infantil mais baixa.

Dessa forma, o importante na hora de optar por um berço é ter em conta que, esse se torna montessoriano, sobretudo, após um ano de vida do bebê. Isso porque, ainda que o estrado esteja no nível mais baixo do berço, o bebê ainda não tem habilidade para subir e descer do berço por si próprio.

Caso você decida colocar as quatro barras laterais, no primeiro ano de vida do bebê, lembre-se de não usar o berço mais que para o descanso. Todo o demais tempo do dia a criança deve estar em um espaço montessori, mas fora de cercados que impeçam seu movimento livre. Recomendo a leitura do nosso post O que não comprar para o bebê?

O que NÃO é um berço montessoriano?

Há uma grande confusão no imaginário de muita gente acerca dos móveis para um quarto montessoriano. A cama casinha se difundiu como um estilo de cama do método montessori. Dedicamos uma publicação, na qual lhes mostramos que nem toda cama casinha é montessoriana. No caso do berço montessoriano, a coisa não é diferente. Faça um giro pela internet buscando a palavra chave “berço montessoriano”.

Na imagem abaixo, temos um berço casinha. As quatro grades laterais e o s rolos seguem aí o tornam um berço comum. O fato de ter a estrutura de uma casinha em cima não implica que seja Montessori.

@Loja Karamelada

No entanto, o mesmo berço pode se transformar em um berço montessoriano, ao tirar a barra lateral e baixar a altura do colchão ao nível do chão. Fenomenal, não é?! O único problema que vemos é ter tirado a barra, mas colocado um rolo desses chamados kit cama montessoriana. Fora kit limitador. A cama montessoriana deve estar livre de barras e de rolos que impeçam a criança subir e descer quando desejar sem ajuda de seus pais.

berco caminha 01

Na imagem seguinte, embora em Elo7 lemos a descrição “berço montessoriano”, na realidade, é uma cama casinha. Os rolos criam barreira para que a criança possa subir e descer da cama. Se não fosse o tal do kit, essa seria uma cama montessoriana.

@Elo7

Como comprar um berço montessoriano

As pessoas que optam pelo berço montessoriano, atualmente, são aqueles pais que realizam cama compartilhada. O objetivo é, pois, poder usá-lo como extensão da cama, favorecendo o contato com a mãe a qualquer momento durante a noite e a amamentação à demanda. Uma vez passada essa etapa, o berço serve como cama para que a criança possa realizar o descanso noturno.

Na hora de comprar o berço montessoriano, você deve ter em conta o seus objetivos com esse móvel. Se deseja ter um berço tradicional, talvez o melhor não seja adotar um método para o qual você ainda não está preparada para aplicá-lo.

Lembre-se de que não se trata de tirar uma barra, para substituí-la por um rolo. A criança não deve ser limitada em seus movimentos. Se você se sente insegura e tem medo de que o bebê caia da cama, pode encontrar soluções mais interessantes, tal como colocar almofadas no chão que possam amortecer a queda, caso um dia ocorra.É É o que nós fazemos. Até hoje nossa filha ainda não teve nenhuma queda.

Alguns exemplos de berço para se inspirar!

>> Na nossa web você encontra muitas dicas de como montar uma casa Montessori com ambientes preparados para fomentar a autonomia das crianças.

tudo-sobre-casa-montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Posts relacionados

Organizador de brinquedos ou estante de atividades?

Um ambiente que convida a brincar

Cama compartilhada é seguro e beneficia a amamentação

A cama dos pais

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *