AtividadesAtividades de AlfabetizaçãoBrinquedos e JogosHistória Infantil

Story cubes – dados de contar histórias

dados de contar historias

Uma das formas mais originais de contar contos são os story cubes, também conhecidos como dados de contar histórias. São interativos, dinâmicos e dinâmicos. Permitem às crianças imaginar histórias de forma aleatória. Não há uma sequência correta de contar, pois todos os caminhos narrativos são válidos. A dinâmica é bem parecida com as pedras de contar histórias. No entanto, aqui as possibilidades de narrativas são infinitas.

O mais legal dos story cubes é que podem ser levados na bolsa para qualquer lugar. Isso permite brincar com a criança em momentos que está entediada em alguma fila ou esperando algum atendimento. Através dos dados é possível fomentar a criatividade, desenvolver habilidades de confiança, melhorar o desenvolvimento linguístico e criar conexões sociais.

No Brasil, esse recurso para fomentar a leitura nas crianças não é muito conhecido, mas, em outros países do mundo, tem muito sucesso. Em casa usamos muito para brincar de criar histórias. Primeiro darei a dica de como fazer seus próprios story cubes e, mais abaixo, deixo indicações de links para compra. Divirta.se com as crianças em casa.

Story cubes ou dados de contar histórias. Faça você mesmo.

Não há muito mistério na hora de fazer os dados de contar histórias. Siga nosso passo a passo:

Materiais necessários

  • Cubos de madeira de 2cm
  • Cartolina branca ou da cor que desejar
  • Cola ou durex dupla face
  • Tesoura
  • Estilete
  • Lápis de cor ou canetinha

Mãos à obra

dados de contar historias 01

Para fazer os dados, trace na cartolina quadrados de 2cmx2cm. Em cada um deles, desenhe figuras. A criança também pode ser a autora dos desenhos, o que lhe estimulará, ainda mais, no processo de leitura.

Ao finalizar os desenhos, recorte os quadrados e cole cada um deles em um dos lados dos cubos. Para dar o arremate, utilize o estilete. Para cada quadrado, serão necessários 6 desenhos. Logo, a quantidade de desenhos deve ser proporcional à quantidade de dados. O ideal é ter entre 6 a 10 dados.

Inspire-se!

Adorou a ideia, mas não sabe o que desenhar ou como fazer? Veja esses dados caseiros e inspire-se!

Story cubes para comprar

Deixo para vocês indicações de Story cubes para comprar. Esses dados de contar histórias são bastante baratos e muito úteis. Podem ser levados a qualquer lugar e rendem momentos incríveis de jogos entre pais e filhos: 

 

Outras formas de contar histórias

História Infantil

Na nossa seção História Infantil, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

Como fazer foguete espacial da SpaceX com rolos de papel

Alfabeto móvel de madeira - DYI

Como fazer letras de lixa Montessori

O Dragão e a Princesa - Teatro de Sombras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *