Para as mamães que estão amamentam e estão pensando como fazer um desmame respeitoso, compartilho um texto sobre aleitamento materno para refletir: Não desmame. 

Cada mulher tem uma vivência única de amamentação. Algumas vivem de forma romântica e outras sentem estar em um autêntico pesadelo. Amamentar é uma escolha importante para a saúde de nosso filho, mas também é uma opção essencial para estreitar o vínculo entre a mãe a criança. Então, no momento do desmame, busque fazê-lo desde o respeito, sem que isso se torne um trauma para o bebê e para você mesma. 

O que devo saber sobre aleitamento materno?

Texto sobre aleitamento materno: Não desmame

Não desmame pensando em dormir toda a noite.

Não desmame pensando que seu filho(a) vai comer mais.

Não desmame seu filho(a) para fazê-lo “menos apegado”, “menos tímido”, “menos inseguro”.

Não desmame porque seu companheiro quer, porque sua mãe e sua sogra insiste “até quando?”, porque o(a) pediatra já lhe disse mil vezes.

O desmame não é garantia de nada, exceto de que não haverá mais amamentação.

O sono vai melhorar de forma progressiva. Requer compreensão e muita, muita paciência. A alimentação passa por etapas, mas, por regra geral, a amamentação não altera o apetite. Depois de tudo, o leite materno é muito mais que alimento e seu filho(a) nem sempre vai mamar por fome. 

A amamentação (mal denominada) prolongada não causa insegurança. A insegurança causa a retirada do que mais necessita de forma abrupta, quando não é o momento… não seu nem o de seu filho. 

Seu filho(a) não vai ser dependente por tomar peito. E a timidez, em todo caso, é um traço de personalidade, que nada que ver com a amamentação. Descobrir o mundo tem dessas coisas também… é imperioso respeitar o tempo de nossos(as) filhos(as) também no aspecto social.

O desmame não melhora a vida sexual nem os casais se separam por dar o peito. Tudo tem seu tempo e lugar. E, sim, um dia seu filho(a) não vai mamar mais e vai dormir no seu quarto (se assim o desejam) ou na casa dos avós. E acredite, esse dia chega mais rápido do que vocês pensam…

Desmame somente porque sintam que chegou a hora. Seja por esgotamento ou impulsionada pelo sentimento de haver cumprido uma etapa. Cada mulher sabe. Certamente, sempre considerando as necessidades e os tempos de nossos filhos e sem esquecer que o leite materno é ouro líquido, o melhor e mais completo alimento do mundo e que nossos filhos se beneficiam dele, inclusive com o passar dos anos…

E vamos apoiar-nos, não julgar-nos, abraçar-nos e entender que os tempos do mundo nem sempre são os próprios.

Feliz amamentação e feliz desmame se já está nesse caminho. 

Contato pele a pele favorece o aleitamento materno

* Texto de Celes Marino, doula. Imagem de @otrocatintas.

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Author

1 Comment

Deixe Uma Resposta