Brinquedos e JogosSER CRIANÇA

Benefícios da bicicleta sem pedais para as crianças

beneficios da bicicleta sem pedais 00

Toda criança, em algum momento, aprenderá a andar de bicicleta. Lembro-me que, na minha infância, a primeira bicicleta chegava depois dos 6 anos. Antes era um velotrol, depois um triciclo e, finalmente, a bicicleta. Ainda assim, desde o velotrol, todos tinham pedais.

Para uma criança menor de 3 anos, pedalar pode resultar em uma tarefa difícil. É preciso ter força e equilíbrio suficientes para conseguir andar de bicicleta. O mercado tentou solucionar isso, criando um velotrol empurrado pelos pais a partir de um bastão. Embora possa parecer prático, é um brinquedo que não serve mais como um carrinho de bebê alternativo, mas perde completamente a função do velotrol, já que a criança não tem que fazer qualquer esforço para empurrar o veículo para frente.

A melhor alternativa, na atualidade, é a bicicleta sem pedais. Sua importância está, sobretudo, por favorecer o desenvolvimento do equilíbrio. Adaptada à altura da criança, a bicicleta sem pedais é impulsionada pelos pés que devem tocar o chão sem dificuldade.

beneficios da bicicleta sem pedais 02

Vantagens da bicicleta sem pedais

Laura ganhou dos avós a primeira bicicleta sem pedais ao fazer 2 anos, mas, por altura, teve que esperar um pouco mais para começar a usa-la realmente. Uma vez já pronta, começou a treinar dentro de casa e todos os dias no parque. O equilíbrio é conseguido de forma natural e progressiva. Pouco a pouco a criança vai adquirindo segurança necessária para manter a bicicleta em posição adequada para que possa impulsionar para frente.

A bicicleta sem pedais também fomentam a habilidade psicomotora e melhoram o sentido de orientação. Favorece a autonomia e a independência até o momento em que esteja preparada para mudar para uma bicicleta com pedais.

beneficios da bicicleta sem pedais 04

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *