Brinquedos de madeiraBrinquedos e JogosBrinquedos MontessoriBrinquedos PiklerBrinquedos recicladosBrinquedos Waldorf

Benefícios do quebra-cabeça para o desenvolvimento infantil

beneficios do quebra-cabeca

O quebra-cabeça é uma importante ferramenta de aprendizagem educativa que favorece o desenvolvimento de muitas capacidades mentais da criança. Logo, a partir dos 12 meses podemos proporcionar o contato com esse tipo de jogo.

Tenha em conta respeitar o ritmo da criança. Comece oferecendo os quebra-cabeças de madeira de poucas peças. Passe aos de 3, 4, 9, 15… e assim por diante.

6 Benefícios do quebra-cabeça

→ Habilidades cognitivas. Aumenta a consciência espacial e visual. Desenvolve uma compreensão mais profunda de diversos temas.

→ Resolução de problemas. Completar um quebra-cabeça implica aprender a resolver problemas e desenvolver habilidades de raciocínio.

→ Coordenação mão-olho. Brincar com quebra-cabeça requer um processo de ensaio e erro que implica o uso da mão e a atenção visual.

→ Desenvolvimento da coordenação motora fina. O quebra-cabeça é uma forma divertida de a criança desenvolver e refinar suas habilidades de motricidade fina.

→ Social. Promove o jogo cooperativo. Quando as crianças trabalham juntas para completar um puzzle, elas discutem onde devem colocar uma peça. Além disso aprendem sobre turnos e como se apoiar umas nas outras para manejar a frustração ou a alegria.

→ Autoestima. Brinda um sentido de conquista e orgulho de si mesmos. Proporciona-se um impulso da confiança sobre si mesmos e a autoestima, preparando-as para outros desafios da vida.

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Quebra-cabeça geométrico fácil de fazer

Não é necessário acrescentar frustrações artificiais

Um jogo de tecer bem natural

Pareamento de números de 1 a 5 com pregadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *