Brinquedos e JogosOrdem em casaSER CRIANÇASER PAIS

Como organizar os brinquedos com o método Marie Kondo

Como organizar os brinquedos com o metodo Marie Kondo

A série “Ordem na casa com Marie Kondo” tem dado o que falar em todo o mundo. A japonesa é responsável por um método de organização que prima pelo bem-estar das pessoas no lar. E, quando se tem criança em casa, manter a ordem é uma das tarefas mais complicadas. Especialmente quando a casa se torna uma mina de brinquedos espalhados por todos os lados. Organizar os brinquedos com o método Marie Kondo é uma opção muito interessante para manter a ordem e ensinar a nossos filhos como organizar suas próprias coisas.

Como organizar os brinquedos com o método Marie Kondo

Muitos brinquedos, pouca diversão

A máxima “menos é mais” vale para os brinquedos de nossos filhos. Tendemos a guardar muitos, ao longo dos anos, por pena de joga-los fora. No entanto, tantos brinquedos à vista nem é positivo para a criança.

Estudos apontam que, menos brinquedos estejam disponíveis, mais qualidade de jogo as crianças tem. Além disso, tendem a se concentrar mais e a desenvolver melhor a criatividade. Quando há menos distrações, as crianças podem enfocar a atenção no brinquedo que tem em mãos. Isso lhes da tempo para explorar tudo o que querem fazer com ele, brincando de maneiras cada vez mais elaboradas.

Como aplicar o método de Marie Kondo com os brinquedos das crianças

Antes de organizar os brinquedos, tenhamos em conta uma lista de artigos a descartar:

  • brinquedos quebrados
  • brinquedos repetidos
  • brinquedos não seguros
  • brinquedos barulhentos
  • brinquedos não apropriados para a idade

Assegure-se de, após a seleção, ter apenas:

  • brinquedos que inspiram o jogo imaginativo
  • brinquedos que são saudáveis para o planeta e a família
  • brinquedos que provocam alegria

Assim que estiverem estabelecidas as regras básicas, reunimos todos os brinquedos da casa e os amontoamos no tapete da sala. Logo, separe os brinquedos por subcategorias:

  • brinquedos pequenos
  • quebra-cabeças
  • jogos de mesa
  • jogos para o exterior
  • pelúcia
  • brinquedos grandes…

Pegue uma caixa e estabeleça uma regra segundo a qual não possa guardar mais do que cabe nela. Ao ter a caixa cheia, seus filhos e você sentirão o controle da classificação. Torne a verificar quais desses brinquedos devem ser descartados e quais são realmente úteis. Esse método é infalível. Aumentará a criatividade das crianças e liberará seu lar de um monte de coisas desnecessárias que ocupam mais espaço do que deveriam.

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Como as crianças aprendem física brincando com este tipo de brinquedos

Diversão ao ar livre

Atividades sobre animais marinhos

Estradas para imprimir no estilo Way to Play

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *