Colmeia de abelha, um brinquedo para a coordenação motora fina

0 621

A colmeia de abelha é um jogo da Plantoys que já estava na lista há bastante tempo. De inspiração Waldorf, esse é um brinquedo infantil educativo que ajuda a desenvolver a coordenação motora fina das crianças. Com uma infinidade de combinações, elas podem construir a colmeia como quiser e brincar de colocar as abelhas em cada uma das caixas.

O jogo traz 6 abelhas de diferentes cores com suas respectivas caixas de cores. Além disso, há uma pinça de madeira para que as crianças desenvolvam o movimento de pinça. O melhor é que são bastante adaptáveis às mãos da criança.

colmeia-de-abelhas-coordenacao-motora-fina-25

Em resumo, o jogo é bastante simples. Com ajuda da pinça, a criança deve colocar as abelhas nas caixas correspondentes. O critério de classificação é a cor.

Por que gostamos da colmeia de abelha?

1. Cores

Primeiramente, esse é um brinquedo em que a criança aprende as cores. Basta com dizer que a pintura é tão chamativa que, nada mais começar a brincar, Laura soube emparelhar as cores. Colocou, corretamente, cada abelha em sua caixa.

colmeia-de-abelhas-coordenacao-motora-fina-07

2. Coordenação motora fina

Melhora a coordenação motora fina. O uso da pinça permite à criança desenvolver essa habilidade. A pinça feita de madeira natural é bastante adaptável à mão das crianças. Isso ajuda ao agarre perfeito das peças.

colmeia-de-abelhas-coordenacao-motora-fina-31

O jogo está apto para maiores de 3 anos, já que as abelhas são de dimensões pequenas. No entanto, pode ser jogado por menores desde que acompanhados de um adulto. A partir dos 18 meses está bem, pois as crianças já começam a distinguir melhor as cores.

E, claro, se a criança ainda não se adapta com a pinça, pode usar as mãos para brincar.

colmeia-de-abelhas-coordenacao-motora-fina-39

3. Observação matemática

Outro ponto é a observação matemática. A criança aprende figuras geométricas (hexágono, retângulo, círculo), além de que deve calcular a força para poder agarrar corretamente a abelha e a distância até a caixa para levá-la ao lugar correto. E não só isso, em caso de que se equivoque, se deve tirar a abelha da caixa, também deve calcular corretamente a abertura da pinça para que entre na caixa corretamente. Bom, as possibilidades de cálculos intuitivos são muitas. Sempre dependerá do formato que dê à colmeia e da dificuldade do jogo.

colmeia-de-abelhas-coordenacao-motora-fina-34

4. Concentração

E nem conto a vocês de como Laura fica concentrada jogando. O jogo da colmeia de abelhas fomenta a concentração, já que a criança deve fazer muitos “cálculos” para conseguir o objetivo do jogo. Nossa pequena joga uma e outra vez. Passa muito tempo colocando as abelhas nas caixas, com uso da pinça ou das mãos.

5. Linguagem

A colmeia de abelha também fomenta o desenvolvimento da linguagem. Ao se tratar de várias abelhas, a criança cria histórias e simula narrativas. E, se se cansa, as abelhas se tornam personagens de suas brincadeiras. Aí entra o aspecto da imaginação e da criatividade.

colmeia-de-abelhas-coordenacao-motora-fina-21

6. E muito mais…

Enfim, esse é o tipo de brinquedo que dá para mil e uma possibilidades de jogo. Laura faz torres com as peças, várias construções e, claro, diferentes posições das caixas para formar a colmeia. Além disso, ama que joguemos brincar de caça às abelhas na piscina de bolas.

colmeia-de-abelhas-coordenacao-motora-fina-39 colmeia-de-abelhas-coordenacao-motora-fina-42

Como fazer uma colmeia de abelha?

O brinquedo descrito nesta publicação não está disponível em nosso país. Isso, contudo não impede de proporcionar o mesmo a seus filhos fazendo uma colmeia de abelha com materiais reciclados. Encontrei a ideia da colmeia feita com papel higiênico no blog I Creative Ideas. Na realidade, esse projeto foi feito com fim decorativo, mas você pode se aproveitar para adaptá-lo a um jogo.

colmeia de abelha feita de papel higienico

O que precisará são de 6 tubos de papel higiênico. Corte-os à altura de 4,5 cm. Dê a forma de um hexágono a cada um dos tubos. Pinte-os de seis cores distintas. Como você viu, no jogo as cores são o amarelo, o azul, o verde, o roxo, o amarelo e o vermelho. Se necessário dê duas mãos de tinta para que fiquem bem vibrantes.

Para as abelhas, use pequenas bolas de madeira. No caso do brinquedo da Plantoys, a abelha é de madeira e as asas de feltro. Portanto, pinte cada uma das bolinhas com as cores correspondentes às caixas e corte papel feltro branco no formato de asas. Cole-os na bolinha de madeira usando cola quente.

A pinça pode ser uma apropriada para crianças. Você conseguirá isso em lojas de brinquedos infantis, ou mesmo, casas de produtos para o lar.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.