AtividadesBrincadeiras

Brincadeiras lúdicas para fazer com as crianças em casa

brincadeiras lúdicas

7 dias de confinamento em casa. Completamos a primeira semana com saldo positivo. Ontem o dia foi repleto de brincadeiras lúdicas. O tempo colaborou e podemos, finalmente, aproveitar muito a varanda do apartamento. Proporcionamos à pequena um dia com atividades e brincadeiras para descarregar a energia acumulada. Muito movimento e diversão.

Este foi o último dia do nosso acampamento de férias em casa. Com certeza repetiremos a experiência de acampar nos próximos dias.

De manhã

Não me lembrava de que fosse meu aniversário. Na realidade, não era. Mas a pequena da casa tratou de me lembrar de que celebraríamos meu aniversário e que tínhamos que preparar tudo e escolher nossos convidados. Então, aproveitei a oportunidade! Claro, os convidados. Meus convidados seriam Mr. Potato e Olaf. A pequena se empenhou logo em prepara-los para a ocasião!

brincadeiras ludicas 01

brincadeiras ludicas 02

E para uma boa festa, não faltou o bolo!

brincadeiras ludicas 03

Deixo o link para que vocês vejam como é fácil fazer um jogo lindo como esses cubos de madeira:

Outro dia comentava como introduzimos um novo elemento de jogo, as mandalas da GRAPAT. As peças soltas motivam o desenvolvimento da criatividade e permite à criança estabelecer uma série de conexões interessantes. Desta vez, brincamos juntas. Fizemos um jarro de flores e um guarda-chuva. Que acham do resultado?

brincadeiras ludicas 04

brincadeiras ludicas 05

Terminadas as mandalas, Laura decidiu que queria brincar de lojinha. Era a primeira vez que o fazia. Então, perguntei-lhe que parecia que a lojinha fosse de pulseiras e colares. A ideia lhe pareceu fenomenal. Ocasião perfeita para que fizesse ela mesma as pulseiras, colares e aneis usando limpadores de cachimbo e miçangas.

brincadeiras ludicas 06

Também participou de toda a montagem da lojinha. Treinou as letras do nome fazendo o cartaz, organizou os produtos, recortou o dinheiro que eu imprimi para ela e também se arriscou a embrulhar. Tudo isso você confere no post abaixo:

  • Como brincar de lojinha

Havia deixado em sua mesinha de trabalho, desde o início da manhã, uma folha com o alfabeto pontilhado. Era a primeira vez que o deixava, mas não a convidei. Apenas esteve ali. Ela adorou. Pediu que imprimisse mais vezes o alfabeto, pois queria fazer um de cada cor. E assim o fez por cinco vezes.

brincadeiras ludicas 07

Veja as opções de alfabeto pontilhado para imprimir:

Mais brincar livre! Outro dia também abordava a importância de ter um armário organizador de brinquedos. É uma forma de fomentar a autonomia da criança. Quando a escolha dos brinquedos se dá de forma adequada, ela mesma se torna capaz de tomar decisões e de colocar o material a serviço da criatividade.

brincadeiras ludicas 08

De tarde

Como todos os dias, após almoço e soneca da tarde, partimos para as atividades propostas pela professora da escola. A primeira era encontrar pelo quarto objetos da mesma cor. A partir de uma canção, os nomes das cores iam surgindo e Laura tinha que buscar algo que fosse daquela cor. Uma espécie de caça ao tesouro.

brincadeiras ludicas 09

E a segunda proposta era de blocos e cores. A partir de uns cartões com sequência de cores, Laura deveria montar uma torre com os blocos.

brincadeiras ludicas 10

Deixo, abaixo, a atividade para que você possa fazer em casa com seus filhos:

Terminadas as tarefas escolares, momento de brincar livre. A varanda foi bastante frequentada pela pequena da casa. A bandeja de experimentação continua fazendo sucesso. Afinal, qual criança resiste a brincar com areia?

brincadeiras ludicas 11

Brincar livre pelo quarto, seguido de muito exercício físico. Passeios intermináveis de bicicleta pela casa!

brincadeiras ludicas 12

De noite

À noite, Laura esteve brincando com o pai de montar pistas para os carrinhos Hotwheels! Um momento super divertido. Testaram várias possibilidades para criar uma pista com rampas e túneis legais.

brincadeiras ludicas 13

E, por fim, fechamos o acampamento de férias. Quando a barraca se transforma em um monte para escalada, já é hora de dar tchau à aventura. Estamos em confinamento, não é mesmo? Quando vemos que algo vai para um caminho que não é o desejado, melhor cortar, evitando conflitos.

brincadeiras ludicas 14

brincadeiras ludicas 15

Os livros que lemos antes de dormir foram:

Veja nosso Diário de confinamento. Clique na imagem abaixo!

diario de uma familia em confinamento pelo coronavirus

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Acampamento de férias em casa - Dia 5

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *