Contos InfantisHistória InfantilLivros infantis

Livros infantis sobre emoções para crianças

livros infantis sobre emocoes

Finalmente compartilho com vocês nossa lista de livros infantis sobre emoções para ler com as crianças de 2 a 10 anos. Há muito tempo venho recebendo mensagens dos pais pedindo indicações, mas não encontrava tempo para redigir esta publicação, já que sabia que seria um pouco longa.

Essa lista se compõe de X títulos. Vou dividi-la em duas partes. A primeira parte contem os livros que temos em casa e, portanto, conto em primeira pessoa nossa experiência de leitura, embora com brevidade. A segunda parte será com livros dos quais tenho leitura feita, muitas delas já lidos para Laura, mas que não temos em casa. Nesse caso, pegamos em biblioteca. Infelizmente, não podemos ter todos os livros que gostaríamos.

Tenha em conta de que todos os livros infantis podem ser utilizados para trabalhar as emoções, já que são inerentes ao sentir humano e estão presentes nas situações vivenciadas pelos personagens na narrativa. Após a leitura, sempre podemos bater um papo com nossos filhos sobre como se sentiam os personagens em uma ou em outra ocasião e como tentaram solucionar o problema. Também podemos associar às situações vivenciadas pela própria criança.

De todas as formas, minha dica é que você leia os breves resumos e escolha alguns para compra. Na infância é importantíssimo que a criança tenha contato direto com o livro, leia, folheie, observe suas ilustrações uma e outra vez. Então, lembre-se que livro é investimento.

Livros infantis sobre emoções com crianças – Parte 1

Eis nossa lista de livros sobre as emoções que são lidos e relidos em casa. Deixarei o link de compra de cada um deles, por se você se interessa em comprar.

1. O Monstro das Cores

Este é o nosso livro top para trabalhar as emoções básicas: alegria, tristeza, medo, raiva e calma. Através das vivências do Monstro, a criança aprende a identificar as emoções relacionando-as às cores.

Também disponibilizo o link com nossa resenha sobre o livro!

2. Emocionário: O dicionário das emoções

Excelente dicionário das emoções e dos sentimentos. Vale muito a pena ter e usar toda vez que vê que seu filho sente uma emoção ou um sentimento com intensidade em qualquer situação cotidiana.

Veja também nossa resenha:

3. Coleção de contos Sentimentos

Ao final, acabamos comprando todos os livros da coleção de contos infantis ‘Sentimentos’, da escritora Trace Moroney. São imprescindíveis. Começamos comprando os das emoções básicas e acabamos por ter todos segundo as novas emoções iam sendo vivenciadas por Laura. É uma delícia de livro. Além de explicar as emoções a partir das situações cotidianas, mostra à criança como buscar soluções para conseguir o autocontrole.

No link abaixo está nossa resenha e também os links de todos os livros para compra!

Sentimentos

Este é um livro maravilhoso do autor Libby Libby Walden. Um texto bonito que explora o mundo das emoções. Está acompanhado de ilustrações incríveis de Richard Jones. Um texto lírico sobre as emoções e os sentimentos que fazem parte das vivências do ser humano. Super recomendo!

Brincando de mindfulness

Uma espécie de livro em caixinha que conta com 50 exercícios para praticar a atenção plena com as crianças. É um material único que todos deveríamos ter em casa. Isso porque convida a criança a desenvolver uma série de práticas que a ajudam a desenvolver o autoconhecimento e o autocontrole através do brincar.  Temos em casa e nos é super útil!

Veja nossa resenha!

Todos somos extraordinários

O livro Todos Somos Extraordinários não é bem um livro que ajuda a criança a identificar os sentimentos. Mais bem é sobre a empatia e o respeito às diferenças. No entanto, sua mensagem é inspiradora. Leio para Laura uma e outra vez e ela não se cansa. Conversamos sobre as emoções que o menino Auggie Pullman vive devido a sua grave deformidade facial. Conversamos como sobre podemos fazer com que o outro se sinta melhor. É uma edição linda, voltada para as crianças. E é uma oportunidade de nós pais podermos dar um passo a mais no trabalho com as emoções, pois convida a criança a ter um olhar gentil e amável com o outro.

Já ficou claro que recomendo o livro, mas deixo a nossa resenha do livro!

Carlota não quer falar

Este é um livro de Claudine Bernardes. A autora enviou à Laura com uma dedicatória bem bonita. Trata-se de um livro infantil interativo, pois convida o leitor a participar da história, refletindo sobre o que sente Carlota em cada situação cotidiana, bem como ela poderia resolver o problema. Uma delícia de livro. É um dos preferidos de Laura. Sempre que o lemos pede para repetir.

carlota nao quer falar

Ainda temos outros livros infantis sobre emoções, mas estão em outros idiomas. Como ainda não estão traduzidos ao português, deixarei de fora desta lista. Assim que estiverem disponíveis, terei o prazer de acrescenta-los por aqui porque são, realmente, muito bons.

Livros infantis sobre emoções com crianças – Parte 2

E aqui uma lista de livros que não temos mas que vale muito tê-los em casa. Na realidade, cada pai e mãe devem escolher juntos os livros que possam ser mais adequados a seus filhos, tendo em conta seus gostos e seu temperamento.

Diário das Emoções

Anna Llenas, da mesma autora de O Mostro das Cores, também nos brinda com o Diário das Emoções. O livro ensina, passo a passo, como identificar, reconhecer e expressar essas emoções, tudo por meio de atividades que o ajudarão a se conectar com seus sentimentos através da imaginação. Pegue suas canetas, seus lápis de cor e o que mais achar interessante e se prepare para fazer uma viagem de autoconhecimento com altas doses de diversão.

Emocionário: dicionário das emoções

Este livro é um trabalho realizado por Renato M. Caminha e Marina G. Caminha. De forma lúdica, reúne uma ampla informação com sobre as emoções com conceitos do evolucionismo, da biologia das emoções, da neuropsicologia e da psicologia. Os autores objetivam, por meio da difusão desses conhecimentos, proporcionar o que chamam “Proficiência Emocional”, um fator extremamente importante no desenvolvimento da saúde mental. É uma edição ilustrada, que oferece às crianças, aos pais, às escolas e aos terapeutas um convite para a exploração do universo das emoções.

Quais as cores das emoções?

A coleção de livros As cores das emoções, da escritora Sara Agostini, conta com quatro livros que trabalham alguns sentimentos, ajudando as crianças a reconhecê-los e a regulá-los. Cada cor corresponde a uma emoção. Amarelo de ciúmes, Vermelho de vergonha, Verde de inveja e Azul de medo.

Deixo o link com a resenha dos livros e também os links para compra!

O grande livro das emoções

Este é um livro da autora Mary Hoffman que traz reflexões sobre as emoções e os sentimentos, convidando as crianças a reconhecer o sentem nas distintas situações do cotidiano.

Tenho monstros na barriga e Tenho mais monstros na barriga

por Tonia Casarin (Autor)

Os livros Tenho monstros na barriga e Tenho mais monstros na barriga, da autora Tonia Casarin, ajuda as crianças a reconhecerem e entenderem melhor suas emoções. O livro narra a história do pequeno Marcelo que conta como sente um monte de “coisas” desconhecidas na barriga. Ele acaba por descobrir que são suas emoções (alegria, tristeza, raiva, medo, coragem, curiosidade, orgulho e ciúmes).

Meu primeiro livro de Mindfulness

Ainda não temos este livro da Christiane Engel, mas está na lista. Só da prévia, podemos ver que é um livro incrível que convida a criança a buscar o equilíbrio através da atenção plena. No lugar de ser um adulto mostrando-lhe como praticar uma meditação consciente, o livro, através de textos breves e ilustrações mostra como a criança pode chegar ao estado de atenção plena, encontrando um lugar tranquilo e respirando profundamente.

Eu medito e me conheço: Os exercícios do pequeno sábio para acolher as emoções e desenvolver a atenção

Este é outro livro que ajuda a criança e autoconhecimento e no processo de autocontrole das emoções, especialmente as negativas. Trata-se de um guia de meditação para que os pequenos leitores possam começar a ser conscientes de viver o momento presente e a lidar melhor com as próprias emoções. Esse exemplar da autora Sophie Raynal é um achado maravilhoso.

A Raiva

A Raiva é um livro de Blandina Franco, com ilustrações de José Carlos Lollo que trabalha a raiva e como lidar com essa emoção. Tal como o título sugere, a raiva é uma emoção própria do ser humano. É importante saber identifica-la para controlar os impulsos, já que o descontrole pode chegar à fúria.

O menino que tinha medo de errar

O livro de Taubman Andrea Viviana, com ilustração de Carrossine Camila narra a história de Pedro, um menino que vive preocupado, com medo de errar. Muitas vezes, passa os dias sozinho, confinado em sua casa, sem aproveitar a companhia dos amigos. Seu medo é fazer alguma coisa errada nas brincadeiras. A escola, então, é uma preocupação sem fim para ele! Um lugar onde não faltam oportunidades para cometer deslizes. Mas com a ajuda de uma fada, o menino percebe que viver reprimido o impede de experimentar momentos incríveis.

Quem tem medo de que?

Todo mundo tem medo de alguma coisa. Essa é uma emoção que pode até ser boa. Agora, uma coisa é certa: a gente não precisa é ter medo das coisas que não existem. A escritora Ruth Rocha convida a criança à uma leitura para conversar sobre seus medos e, assim, descobrir outros que nem imaginava que existiam. E, claro, também vai aprender que o humor pode ser uma maneira de enfrentá-los!

Veja mais sobre a poesia de Ruth Rocha:

O medo e seus disfarces

No livro de Marina Gusmão Caminha, o medo é uma emoção validada. Transforma-se em um personagem com corpo, rosto e voz, para ajudar as crianças a entenderem que o medo é inerente ao ser humano. Ignorar o que sente não faz com que o medo desapareça ou alivie o transtorno que causa. O melhor é enfrenta-lo. E isso proporciona grandes descobertas sobre si e o mundo a partir dele.

Pedro vira porco-espinho

Pedro é um menino que está aprendendo a lidar com suas emoções. Ele reage diferente quando é contrariado ou quando algo não acontece como esperava. Parece até se transformar em um irritadiço porco-espinho. Essa é uma narrativa divertida sobre emoções e sentimentos. Super interessante este livro de Janaina Tokitaka.

Ninguém vai ficar bravo?

Em 12 capítulos curtos, o livro de Toon Tellegen traz diversos animais zangados e irritados, em diferentes situações. Alguns tentam entender sua raiva, outros tentam controlá-la, e outros, ainda, deixam-se dominar por ela. São histórias engraçadas e incomuns, mas que também propiciam uma reflexão profunda sobre a natureza das emoções humanas. Além disso, mostra como a raiva podemos validar a raiva sem que ela nos domine.

Casa dos sentimentos

O livro de Nana Toledo contém seis histórias narradas por meninos e meninas que nos contam seus conflitos mais comuns, como: medo, tristeza, saudade, amor e outros sentimentos, presentes no dia a dia de toda criança. Da lista que trago, é um dos que não recomendamos muito, embora possa ser útil!

Link da nossa resenha sobre Casa dos Sentimentos:

Como eu me sinto – coleção de livros infantis

Eis outra coleção de livros infantis. A terapeuta Cornelia Maude Spelman nos brinda com uma série de livros que nos permite ajudar nossos filhos a identificar e lidar com as emoções (especialmente as desagradáveis). O texto é de linguagem simples que facilita a compreensão por parte das crianças.

Deixo o link com a nossa resenha sobre a coleção. Lá você encontra também os links de compra.

Coleção Sentimentos e Emoções

A coleção Sentimentos e Emoções, de James Misse é um convite à comunicação entre crianças e adultos para que aprender a identificar e expressar o que sentem.

São livros baratos que podem ser úteis como primeiro passo acerca da compreensão sobre as emoções e os sentimentos. Veja o por quê em nossa resenha:

Livro dos sentimentos

Todd Parr Raiva é um conhecido autor de livros infantis. Desta vez ele apresenta o Livro dos Sentimentos. Ele mostra como os sentimentos são contraditórios e como podemos lidar com eles a partir da criatividade. Também mostra como é bom falar sobre os sentimentos e como devemos compartilhar todos eles com quem a gente ama.

A árvore vermelha

O livro de Shaun Tan mostra como alguns sentimentos, mesmo sendo vivenciados com frequências, podem ser mais difíceis de compreender. Mesmo assim, podemos aprender a superar as dificuldades, expressando o que sentimos. Uma menina acaba de despertar em um dia sem promessas. Entre imagens oníricas de uma cidade sombria e de seu quarto, que é um refúgio, ela consegue testemunhar o milagre da vida: um pequeno broto que, graças à luz, se transforma em uma bela árvore vermelha.

Hoje

Este livro de Eva Montanari também está na nossa lista de desejos. Em breve, esperamos tê-lo em casa. O livro Hoje nos leva a pensar sobre inquietações reais. Como você amanheceu hoje? O que fazer com as situações que aparecem durante o dia e nos chateiam? Na narrativa, o leitor encontra soluções oníricas que nos fazem sorrir a cada virar de página.

História Infantil

Na nossa seção História Infantil, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

Como observar a natureza?

Brincar com livro: Um presente diferente

Quando fazer rodízio de livros em casa?

Livros infantis sobre a primavera. Veja nossas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *