O melhor jogo de criança é a imaginação

0 265

A imaginação é o melhor jogo de criança que existe. Ela tem um papel fundamental no processo de aprendizagem, pois, por uma parte, a interpretar a informação recebida, e, por outra, a completar aquela que não está explícita nas informações. As crianças tem uma habilidade imensa de imaginar, já que veem além da lógica. Para eles, o mundo está por descobrir. Há coisas que explicamos à uma criança de 7 anos que, para ela, não tem pé nem cabeça. Por isso, não lhe resta outra que imaginar situações.

Nesse processo de aprendizagem, é importante que as crianças sejam educadas mediante a experiência e exploração do entorno, a fim de que pratiquem o desenvolvimento do pensamento lógico guiado por sua imaginação.

Com o tempo, acabamos moldando o pensamento da criança que, pouco a pouco, vai deixando a imaginação de lado. Lembremos que a imaginação vai de mãos dadas com a criatividade. Para criar crianças criativas, é preciso que deixemos a magia da imaginação viver em nossos filhos.

Jogo de criança e o desenvolvimento da criatividade

Tendemos a acreditar que, em um mundo tecnológico, nossas crianças também precisam de aparelhos eletrônicos ou brinquedos que imitem o ser humano, tal como a fala. Enchemos nossos filhos com brinquedos que fazem tudo por si só. Rompemos a magia do jogo de criança que habita em suas cabeças.

Sabe a máxima de que quanto menos faça um brinquedo, mais fará a criança? É isso mesmo. O melhor é oferecer-lhes jogos que os desafiem e os impulsionem a fazer coisas diferentes e divertidas. Além disso, para cultivar a imaginação e favorecer a criatividade, o ideal é que tenham tempo para não fazer nada, ou seja, para entediar-se. É desde o momento de tédio que descobrem novas coisas para fazer.

É normal que, se oferecemos um brinquedo que apenas repete frases, em pouco tempo se canse e o deixe de lado. Mas, se lhe oferecemos, por exemplo, jogos desconstruídos, como os blocos de construção, é provável que possa sempre montar a mesma coisa. E, em algum momento, assim que se cansar, encontrará disposição para engendrar algo novo com o mesmo jogo.

Jogos que favorecem a imaginação

  • Caixas de papelão

Um dos maiores aliados da imaginação é a caixa de papelão. Não importa a forma, pode e tornar qualquer coisa que a imaginação permitir: um foguete espacial, uma casa ou uma caverna. Dê-lhe apenas uma caixa e deixe que seu filho invente a brincadeira. É possível que nos surpreendamos com tudo o que é capaz de fazer com apenas uma caixa.

>> Por que as crianças gostam de brincar com caixa de papelão?

>> 30 ideias maravilhosas de brinquedos feitos de caixa de papelão

>> Ideias de casinha de boneca de papelão

jogo-de-crianca-imaginacao-03

  • Jogo livre

O brincar deve ser livre e espontâneo, surgido a partir da própria iniciativa da criança e não dirigido por um adulto. Na natureza, em um parque ou ao ar livre, a criança pode brincar livremente, estar em contato com um entorno natural que lhe oferece elementos suficientes para imaginar jogos e suas regras.

  • Fantasias

As fantasias por si só já são um convite à imaginação. Mas, melhor do que comprar fantasias prontas e caras, é dar-lhes peças soltas e deixar que as crianças criem suas personagens, suas personalidades e histórias. Então, dê-lhes pedaços de tecidos, acessórios e complementos que estejam perdidos pela casa, lençóis velhos… Verá que um dia podem ser reis e em outro super-heróis salvando o mundo.

>> Cantinho da fantasia estimula a criatividade

jogo-de-crianca-imaginacao-05

  • Pinturas

Papel e tinta. Isso nunca deve faltar em nossas casas. Através da pintura, nossos filhos podem expressar suas emoções. Se eles são livres para pintar e nós estamos atentos ao que desenham, seremos capazes de entender mais sobre o que sentem nossos filhos.

  • Danças

Se a criança está entediada, a música pode ajudá-lo a se mexer. Coloque o som e deixe que a criança dance livremente. A dança é uma forma de expressão, um jogo de criança e uma forma de inventar e de se divertir.

jogo-de-crianca-imaginacao-04

  • Leitura

A leitura de livros e contos infantis fomenta a criatividade e a imaginação. Desde pequenos nossos filhos devem ter a seu alcance livros para que possam ter contato com esse universo tão mágico. A leitura traz uma série de benefícios, dentre as quais o desenvolvimento da imaginação.

>> Por que você deve fomentar o gosto pela leitura em seu filho?

>> Cantinho de leitura em um quarto montessoriano

>> Nunca castigue seu filho com a leitura

jogo-de-crianca-imaginacao-02

  • Jogos desestruturados

Os jogos desestruturados não tem instruções, nem regras, limites ou direções. Apenas se constituem de peças de materiais naturais que podem ser amontoados, unidos, separados, formar torres, alineados. Por não terem formas reais, a criança pode imaginar que são animais, plantas, pessoas, irmãos, vizinhos, amigos…

Seja espectador de seu filho

Não intervenha no brincar livre. No jogo de criança, é preciso que nos comportemos como espectadores, guardando silêncio. Não trate de dirigir a brincadeira. Isso apenas contribuiria para limitar seu pensamento imaginativo. Deixe que crie as histórias mais descabeladas e que invente seus contos fantásticos. Deixe explore o mundo sem pressa nem pressões.

Sua curiosidade logo lhe fará trabalhar, criando coisas e histórias incríveis, reproduzindo modelos ou situações vividas e que não tenham sabido administrar bem. Se observamos, atentamente, o seu jogo, podemos compreender muito do que se passa na vida de nossos filhos.

Ainda recomendamos que você leia:

>> Como criar crianças criativas?

>> Tempestade de ideias com crianças: como ensiná-las a ser criativas

>> 10 dicas para estimular a criatividade em seus filhos

você pode gostar também

Comentários

Loading...